BrazilCOHA em portuguêsHistoryHuman Rights

A morte de Alejandro Treuquil e o desprezo pela vida dos mapuches

Print Friendly, PDF & Email

Por Enrique Antileo Baeza
Do Chile 

No último dia 4 de junho, o werken (porta-voz) da Comunidade We Newen, Alejandro Treuquil, foi assassinado a tiros executados por pessoas desconhecidas enquanto procurava seu cavalo, e outras três pessoas também ficaram feridas no incidente. Tudo isso na cidade de Collipulli, região de Araucanía (sul do Chile), Wallmapu.

O fato, do ponto de vista de seus colegas próximos, está relacionado a uma série de ameaças feitas pelos Carabineros do Chile e por grupos paramilitares que constantemente assediam comunidades organizadas nos processos de luta territorial mapuche. No caso de Alejandro, a participação na recuperação do Fundo San Antonio, juntamente com 60 famílias, teria despertado a ira de grupos de poder na área, muitas vezes protegidos pela polícia e pela justiça chilenas. 

Embora os fatos ainda não tenham sido esclarecidos, e embora o Ministério Público e a Polícia de Investigação estejam trabalhando no assunto, para a esposa do werken Alejandro, há clara intenção no que aconteceu. Andrea Neculpán destacou à mídia Interference que “cerca de duas semanas atrás, começamos a ser assediados por Carabineros. Na verdade, meu marido foi baleado e levou um tiro na cabeça. Eles até ligaram para ele para ameaçá-lo. ” O relato de Andrea para a jornalista Paula Huenchumil também indica que os Carabineros entraram na área de We Newen, em 3 de junho de 2020, sendo expulsos pelo werken Alejandro, que recebeu ameaças de morte dos homens uniformizados.

Este assassinato cruel deixou Andrea sem seu parceiro de vida, e seus três filhos de 9, 5 e 4 anos sem o pai. É um fato devastador em termos humanos que atingiu duramente as comunidades e organizações mapuche.

Os grupos de poder, articulados para defender as grandes propriedades e os negócios florestais, articulam-se há muitos anos sob ação criminosa e assassina, impulsionada pelo forte racismo e seu concomitante desrespeito pela vida dos mapuche. Esse desprezo também se reflete na pouca cobertura da mídia chilena e na insensibilidade de muitos sobre o que aconteceu.

Hoje, as vidas de muitos e muitos líderes dos processos políticos de resistência mapuche estão em perigo. Em países como México, Honduras e Chile, o assassinato seletivo contra defensores e defensoras de territórios, contra a liderança indígena, tornou-se uma prática perversa, financiada por grupos ávidos por riqueza. É por isso que a solidariedade máxima é urgente, a unidade máxima na luta contra o racismo, para denunciar esses atos e para que eles não fiquem impunes como em muitos ataques anteriores.

Atualmente, o povo mapuche e suas expressões comunitárias e organizacionais estão reivindicando seus direitos à autodeterminação e à recuperação de suas terras ancestrais desapropriadas pelo Estado e por indivíduos. Essa luta conta com o apoio de centenas de organizações sociais no Chile e em outros países.

Trata-se de um apelo à fraternidade entre os povos que lutam, elemento vital para o avanço de denúncias coletivas, para gerar melhores processos de cuidado e proteção, além de combater os ataques de abuso racial e organizar-se em vários espaços. E, sobretudo, indicar em letras maiúsculas que as vidas Mapuche e que as vidas de povos discriminados são importantes.

Enrique Antileo Baeza, Mapuche, é antropólogo, doutor em Estudos Latino-Americanos pela Universidade do Chile. Membro do Centro de Estudios e Investigación, Comunidad de História Mapuche

Este artigo foi traduzido do original em espanhol por Márcia Cury, Senior Research Fellow do COHA

David Lacerda, Pós Doutor em História Social pela Unicamp, colaborou como editor deste artigo